Blog

19/09/2011

Campanha do IECAM incentiva plantio

O público que está no Facebook pode ajudar na recuperação e conservação ambiental das áreas indígenas guarani no Rio Grande do Sul. É só aderir à campanha “Curtir e Plantar” criada pelo IECAM (Instituto de Estudos Culturais e Ambientais) na rede social. A cada “curtir” na página do Instituto (www.iecam.org.br/facebook), uma muda nativa do RS será plantada nas aldeias Mbyá-Guarani do Estado.

A ação faz parte do projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani, desenvolvido pelo IECAM em parceria o povo Mbyá-Guarani. O projeto, patrocinado pelo Programa Petrobrás Ambiental, realiza atividades de recuperação e conservação ambiental e etnodesenvolvimento em oito aldeias guarani do RS, incentivando o intercâmbio de mudas e sementes entre as aldeias, o plantio de espécies vegetais nativas e de uso tradicional nas áreas indígenas, a “educação ambiental” e o etnoturismo. Também realiza o mapeamento e o geoprocessamento dos dados relacionados ao uso da terra nas áreas indígenas e o inventário das emissões e reduções das emissões de gases de efeito estufa do projeto, com o objetivo de atingir a meta Carbono Zero.

Desta forma, busca recuperar áreas degradadas, proteger a biodiversidade desses ambientes e garantir a subsistência das comunidades indígenas. A natureza é a matéria-prima do sustento dos índios, utilizada na alimentação, no tratamento de doenças e na confecção dos produtos artesanais.

Ajude na recuperação e conservação ambiental das áreas indígenas do Estado, curta a página do IECAM! www.iecam.org.br/facebook