Blog

25/06/2012

Cúpula dos Povos e RIO+20, um laboratório para o mundo

Importantes fóruns, reuniões, convivências, feiras, marchas e territórios, com rica troca de experiências, foram realizados entre os dias 15 e 23 de junho na Cúpula dos Povos, no Aterro do Flamengo (Rio de Janeiro/RJ).

Enquanto a maior parte da sociedade civil e dos povos indígenas encontrava-se na Cúpula dos Povos, outros espaços da cidade, especialmente a Barra e Jacarepaguá (Parque dos Atletas e Arena), sediavam as delegações internacionais e realizavam as conferências oficiais e os diálogos com a sociedade civil credenciada.

Neste contexto, integrantes do IECAM se fizeram presentes para divulgar o trabalho realizado na construção do futuro que realmente queremos.

Clique aqui e veja fotos da equipe do IECAM na Rio+20

Avanços e decepções da Rio+20

Já foram amplamente divulgadas em vários meios de comunicação as críticas a Rio+20, no tocante aos acordos firmados entre os estados, que ficaram muito aquém das expectativas. Entre decepções, protestos e avanços, divulgamos alguns pontos que merecem destaque:

Clique aqui e veja alguns avanços e decepções

Clique aqui e veja a síntese das plenárias da Cúpula dos Povos

Clique aqui e veja da Declaração Final da Cúpula dos Povos

Clique aqui e veja o documento “O futuro que nós queremos” produzido pelos governos mundiais

Clique aqui e veja o documento produzido por grupo de indígenas na Aldeia Kari-Oca

Indígenas denunciam violação de direitos, repudiam o “capitalismo verde” e propõem organização social que respeite a Mãe Terra

Os indígenas, protagonistas no processo de preservação e valorização da biodiversidade, estiveram também reunidos durante a Rio+20 no “Acampamento Terra Livre”. Mais de 1.800 lideranças protestaram contra o que consideram um retrocesso dos governos no apoio às políticas voltadas aos povos indígenas relacionadas ao território e à garantia de seus direitos, aclamando um modelo de desenvolvimento que promova o “Bom Viver, a Vida”.

Clique aqui e veja a Carta do Rio De Janeiro - Declaração Final do IX Acampamento Terra Livre