Blog

05/06/2012

Equipe IECAM acompanha reorganização do CEPI no RS

Lideranças guarani, kaigang e charrua do RS estão se reunindo com representantes governamentais na busca da reestruturação do Conselho Estadual dos Povos Indígenas. O CEPI, que tem como objetivo ser um órgão deliberativo, normativo, consultivo e fiscalizador das ações e políticas relacionadas aos povos indígenas do RS, está há quase dois anos sem um funcionamento efetivo com a alegação de falta de recursos por parte do governo do estado.  

A reunião que busca a sua reorganização, realizada nos dias 04 e 05 de junho, tem como objetivo estudar mudanças na estrutura do Conselho, redefinir os representantes indígenas e governamentais da sua coordenação e proporcionar espaço para que as secretarias de estado do RS apresentem suas ações propostas para o restante do atual governo. Além dos guarani, kaigangs e charruas paraticipam representantes da Casa Civil e das secretarias de Habitação e Saneamento, Saúde, Meio Ambiente, Educação, Justiça e Segurança Pública e Desenvolvimento Rural, além da Funai.

  Entre os indígenas as maiores demandas estão na reorganização do CEPI, manutenção da sua ação independente (recusando proposta governamental de fusão com outros conselhos) e a retomada imediata das reuniões periódicas dos seus conselheiros. As lideranças afirmaram que o governo já conhece as demandas dos povos, o que é necessário agora é partir para a ação.