Blog

30/05/2012

Aldeias do projeto recebem 3400 mudas para plantio

No mês de maio, o Instituto de Estudos Culturais e Ambientais (IECAM) realizou diversas tarefas em várias aldeias do Projeto Ar, Água e Terra – Vida e Cultura Guarani, patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental.

A aldeia Itapoty (Riozinho/RS) recebeu e iniciou o plantio de 700 mudas, além da identificação das espécies. A Campo Molhado (Nhuu Porã - Maquiné, Riozinho e Caraá/RS) recebeu 800 mudas que estão sendo recebendo os devidos cuidados no viveiro da aldeia, assim como foi feito com as 500 mudas que foram recebidas pela Pindoty (Riozinho/RS).

Após o recebimento de 1400 mudas, a aldeia Varzinha (Ka’aguyPau - Maquiné, Riozinho e Caraá/RS) reuniu sua comunidade para discutir sobre os cuidados de cada espécie, seu uso na medicina e nas construções e sua importância ecológica. Conforme uma das decisões do encontro das aldeias realizado em março, os caciques das aldeias Itapoty e Campo Molhado visitaram a Varzinha para discutir e formar os grupos de trabalho com todas as famílias da tribo. Os guarani se dividiram em três ramos de atividades distintas: relacionadas ao lixo, ao plantio de mudas e às atividades nos roçados.