Blog

23/05/2012

IECAM recebe novas mudas para plantio nas aldeias

O IECAM e os Guarani vem recebendo apoio no aumento do número de mudas para serem plantadas nas oito aldeias que fazem parte do projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani, patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental. O Banrisul está doando 10 mil mudas, a Fepagro vem conseguindo sementes e diversos viveiros públicos no Rio Grande do Sul também estão dando suas contribuições.

No último dia 17 o projeto recebeu o primeiro lote das mudas doadas pelo Banrisul para serem plantadas nas terras indígenas. As mudas, todas nativas, serão utilizadas para a recuperação de áreas degradas, preservação de nascentes e também na alimentação dos indígenas. Entre as espécies recebidas estão algumas que já se encontram em processo de extinção ou de risco, como o pau-amargo e a grápia.

Ainda em maio, 133 mudas de bracatinga, feitas a partir de sementes doadas pela Fepagro em 2011, foram levadas do viveiro da aldeia Anhetengua(Lomba do Pinheiro, Porto Alegre/RS) para a Pindó Mirim (Itapuã, Viamão/RS). Este mês, quando iniciou a época ideal de plantio de mudas, o Instituto de Estudos Culturais e Ambientais também aproveitou o para plantar 45 mudas na aldeia Anhentengua, sendo 15 cedros e 30 erva-mates. Além disso, foi reaberta a campanha Curtir e Plantar do Facebook, onde cada “Curtir” na página www.iecam.org.br/facebook se converte em uma muda plantada em aldeias guarani participante do projeto.