Blog

17/05/2012

IECAM faz manejo das terras de aldeias guarani

Nas primeiras semanas de maio, a equipe do Instituto de Estudos Culturais e Ambientais (IECAM) fez o manejo dos roçados das aldeias Pindó Mirim (Itapuã- Viamão/RS), Anhetengua (Lomba do Pinheiro - POA/RS) e Nhundy (Estiva - Viamão/RS), como uma ação do projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani, patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental. O objetivo é a reconversão produtiva das áreas, ou seja, aumentar as áreas cultivadas com alimentos em locais anteriormente abandonados ou que não eram totalmente cultivados por falta de ferramentas e baixa fertilidade.

Na aldeia Anhetengua foram semeados mais de mil metros quadrados com aveia preta e ervilhaca, adubos verdes de inverno. Já na Aldeia Nhundy toda a área utilizada para cultivo foi manejada com as mesmas espécies e mais o nabo forrageiro. Na Pindó Mirim a situação se apresentou mais difícil, pois a terra havia sido arada há anos e o  serviço não foi terminado, impossibilitando o trabalho com enxadas. Foi necessária a utilização de trator e outras ferramentas, o que tornará o resultado mais lento.

Os roçados da aldeia Yriapu (Granja Vargas- Palmares do Sul/RS) não só não apresentaram necessidade de manejo como também serviram para mostrar os resultados positivos das técnicas agrícolas tradicionais guarani. Suas terras já apresentam boa recuperação da fertilidade após anos de manejo e cultivo.