Blog

10/05/2012

Artesãos fazem novas peças para acervo do IECAM

Os artesãos Wenceslau Oliveira e Airton de Oliveira, da aldeia Estiva (Viamão/RS), fizeram duas obras de arte para aumentar o acervo que o IECAM utiliza nas exposições sobre a cultura guarani que realiza pelo RS. O artesanato é muito importante para a cultura deste povo, pois cada colar, pulseira, anel ou escultura possui um significado espiritual e uma lenda a ser contada. Também tem grande importância econômica, pois é através dessas peças que os indígenas garantem boa parte de seu sustento.

As esculturas de animais são chamadas de vicho ra’anga. Elas são esculpidas em madeiras de árvore sagrada (guajayvi, kurupika’y e ygary) e seus detalhes, tais como penas, escamas e peles, são pirogravadas para que fiquem com um tom mais escuro.

Essas esculturas representam criações de Ñhanderú (como eles dizem, "Deus, Nosso Pai") e são esculpidas exclusivamente pelos homens, pois o seu material bruto (as árvores) simbolizam o masculino. O tatu-de-rabo-mole (xingyre), feito por Wenceslau, é o guardião da terra, pois na natureza é ele o animal que nela se enterra. Já o gavião (carcará ou taguató), esculpido por Airton, é o mensageiro que traz conhecimento e informações de lugares distantes.