Blog

10/04/2012

IECAM realiza pesquisa etnobotânica em Nhuu Porã

O Instituto de Estudos Culturais e Ambientais começou um estudo etnobotânico pela aldeia Nhuu Porã (que abrange os municípios de Barra do Ouro, Caraá e Maquiné/RS).Foi entrevistado o cacique da aldeia, José Verá, que possui um grande conhecimento da flora local e, especialmente, das ervas medicinais.

As pesquisas etnobotânicas realizadas pelo IECAM são mais uma ação do Projeto Ar, Água e Terra, patrocinado pela Petrobras Ambiental. A partir deles, são estudados os conhecimentos e modos de uso de uma etnia em relação às plantas que os cercam. O objetivo da equipe do IECAM é também pesquisar o modo de reprodução vegetal, com a finalidade de colher sementes para reprodução em outras aldeias.

Verá auxiliou a equipe do IECAM na pesquisa da erva mate (Illex paraguariensis), conhecida como Caá pelos guarani. A erva mate é encontrada em abundância na aldeia, o que é raro nas áreas indígenas do Rio Grande do Sul. O Caá é muito importante para a cultura indígena, pois além de servir como base para bebidas quente e fria (respectivamente, o chimarrão e o tererê), também é queimado no fogo para afastar tempestades e usado em batismos de crianças.