Blog

30/03/2012

Encontro reúne 4 aldeias para discutir as ações com o IECAM

Nos dias 23, 24 e 25 de março, o Instituto de Estudos Culturais e Ambientais realizou um encontro entre as aldeias Nhuu Porá, Itapoty, Pindoty e Ka’aguy. O encontrou ocorreu em Pindoty, no município de Riozinho/RS, e as quatro aldeias da região nordeste do RS estão envolvidas no Projeto Ar, Água e Terra, patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental.

Os representantes das aldeias discutiram temas relevantes como a ampliação dos roçados, a intensificação do plantio de espécies nativas, as trocas de sementes entre as aldeias e a produção de novas sementes. Um dos grandes benefícios desse encontro foi a volta de atividades como troca de sementes, mudas e alimentos, prática tradicional adotada quando se visitavam no passado, mas atualmente prejudicada pela dificuldade de locomoção dos indígenas entre as áreas.

A carta elaborada pelos indígenas concluiu que serão feitas entre as aldeias participantes trocas de alimentos como milho e batata doce, pois devido a fatores como índice de chuvas, tipos de solo, topografia e geografia nem todas as aldeias conseguem produzir o mesmo tipo de comida.

A reunião adotou uma sistemática que teve como objetivo oferecer liberdade aos indígenas para avaliarem o projeto. Nos dois primeiros dias, os 37 guarani presentes ficaram sozinhos para trocarem suas impressões a respeito das ações do IECAM. No último dia do encontro, a equipe técnica do Instituto compareceu para ajudar os indígenas a formularem uma carta de sugestões e críticas a respeito do projeto.