Blog

03/01/2012

Aldeias e Projeto fazem balanço das atividades realizadas em 2011

As aldeias Pindoty e Itapoty, de Riozinho, e Varzinha, em Caraá, se reuniram com a equipe do projeto Ar, Água e Terra para fazer avaliação das atividades realizadas em 2011 e planejar o ano de 2012.

Para os indígenas, o resultado foi positivo, destacando-se o desenvolvimento dos roçados e das hortas. As ações propostas pelo Projeto, desenvolvido pelo IECAM e patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental, também ajudaram a recuperar e manter tradições guarani como a troca de sementes e mudas e as oficinas, nas quais o conhecimento guarani é repassado às futuras gerações.

Os mais jovens ressaltaram a importância de conhecer as espécies de árvores que foram plantadas e seus respectivos nomes.O cacique de Varzinha, Miguel Brizoela, destacou que o projeto uniu as famílias em torno das atividades, fato confirmado pela coordenadora técnica do Projeto, Virgínia Koch: “É de se salientar a grande participação das famílias destas aldeias, realizando as ações propostas com muito trabalho e alegria”.

Para 2012, Pindoty, Itapoty e Varzinha propõem que o projeto Ar, Água e Terra continue incentivando a diversidade dos roçados, o plantio de espécies arbóreas e, especialmente, as oficinas educativas.