Blog

29/11/2011

Aldeias ampliam áreas de roçado

As aldeias Pindoty e Varzinha receberam a equipe do projeto Ar, Água e Terra - desenvolvido peo IECAM - para a revisão e orientação do cultivo dos roçados. Ambas comunidades estão ampliando as áreas do roçado plantando sementes de espécies como melancia, melão, abóbora, moranga e feijão.

O índio mais idoso de Varzinha, Adolfo, afirma que o “alimento não é só para o corpo, mas para o espírito”. O senhor de 95 anos possui uma grande área de plantação de feijão, milho, melão, melancia, abóbora, moranga, melão e tabaco. “Gosto de plantar de tudo e precisamos ensinar os jovens a fazer o mesmo”, diz.

Através do incentivo à ampliação dos roçados, o Projeto, patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental, procura também reavivar técnicas de cultivo tradicionais guarani. Segundo a coordenadora técnica do Projeto, Virgínia Koch, o sistema agrícola utilizado por Adolfo é totalmente ecológico.

Ele faz uso do sistema tradicional de coivara (queima de pequenos focos de inços infestantes) e do pousio (troca de área de cultivo a cada ano) com consorciação e rotação de culturas. “Os guarani são grandes sabedores do cultivo de espécies agrícolas sem causar danos à natureza”, complementa Virgínia.