Blog

28/11/2011

Projeto do IECAM incentiva manejo de abelhas em aldeia

O projeto Ar, Água e Terra, patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental,  está incentivando o manejo das abelhas jataí na aldeia Itapoty, em Riozinho.

As abelhas jataí são conhecidas da cultura guarani e produzem matérias-primas importantes para os índios. Segundo o cacique Miguel “Nhanderú (Deus) criou esta abelha para o índio guarani”.

A espécie produz, por ano, cerca de 2 quilos de mel, que é utilizado não só para alimentação como para o uso medicinal, em xaropes. A cera é usada para a confecção de velas para a Opy (casa de reza indígena).

Além do mel e da cera, o pólen e o própolis também são utilizados. Os indígenas fazem suco de pólen, fonte rica em vitamina C e proteínas. Já o própolis é considerado um antibiótico natural e é usado para a pintura corporal em meninas e meninos.

As abelhas jataí costumam construir suas colméias nas partes ocas dos troncos das árvores nativas. Como a aldeia Itapoty não possui grandes áreas de mata, a equipe do projeto instalou caixas de abelhas. Para aprender a fazer o correto manejo das colméias de jataí, a família do cacique fez uma visita a um produtor local.

De acordo com a coordenadora técnica do projeto Ar, Água e Terra, Virgínia Koch, também foi dada ênfase à importância ambiental destas abelhas, principalmente no que se refere à polinização de muitas espécies vegetais nativas.