Blog

17/11/2011

Colegiado Nacional de Culturas Indígenas se reúne em Brasília

A coordenadora regional do IECAM, Denise Wolf, participou nos dias 3 e 4 de novembro de mais uma reunião do Colegiado Nacional de Culturas Indígenas, em Brasília. Na reunião foram discutidas as metas do Plano Nacional de Cultura, com especial atenção às metas relacionadas aos povos indígenas.

O Plano apresenta três Macroprogramas de Ações: 1º) Memória, Identidade e Fortalecimento das Culturas Indígenas (Manutenção e Transmissão de Saberes e Práticas Indígenas e Mapeamento, Registro e Difusão das Culturas Indígenas); 2º) Cultura, Sustentabilidade e Economia Criativa; e 3º) Gestão e Participação Social.

O Colegiado, formado por 20 representantes indígenas e 10 mediadores culturais, eleitos nas Pré-Conferências Nacionais de Cultura, em 2010, pelos povos indígenas lá presentes, construiu conjuntamente com o MINC/SIDC/ SCDC/ CNPC o Plano Nacional das Culturas Indígenas, com metas e ações para 2011 a 2020. O plano deverá ser publicado, em breve pela SCDC (Seretaria da Cidadania e Diversidade Cultural) - MINC.  

Em abril de 2012 será nomeado o próximo Colegiado e dois índios deverão ser indicados para representar a região sul do Brasil, atualmente representada por Romancil Cretã, Kaingang e dirigente da Arpinsul (Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul do Brasil).

Conheça o plano setorial (nacional) para as culturas indígenas: http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2010/12/CI-DOWN.pdf