Blog

28/07/2011

Ar, Água e Terra em ação

O projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani, que o IECAM desenvolve dentro do Programa Petrobras Ambiental, está realizando as primeiras ações nas aldeias guarani do Rio Grande do Sul. Até o momento foram realizadas oficinas sobre reciclagem e reaproveitamento do lixo seco e orgânico e instalados recipientes para que os indígenas façam a separação dos resíduos das aldeias.  Os guarani também estão aprendendo a realizar a compostagem, forma de aproveitar o lixo orgânico como adubo, que será aproveitado nos plantios e na produção de mudas.

A equipe do projeto, juntamente com os guarani, percorreu as aldeias para identificar as áreas adequadas para o plantio de espécies nativas e possíveis trilhas ecológicas para o desenvolvimento do etnoturismo nas regiões. Também está promovendo o intercâmbio das mudas e sementes produzidas nas aldeias, promovendo a inter-relação e a colaboração entre as reservas indígenas. O projeto, inclusive, recebeu doações de mudas e sementes que foram distribuídas entre as aldeias e já estão sendo plantadas e cultivadas.

A aldeia da Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre,  já conta com um viveiro para o cultivo e manutenção das mudas. Na aldeia também já foi finalizado o georeferencimento (mapeamento). Essas duas atividades terão prosseguimento nos próximos meses, sendo realizadas nas demais aldeias participantes do Projeto.

A partir de agosto, a equipe do Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani começará a fazer o inventário das emissões e redução das emissões de gases de efeito estufa do próprio projeto.

Para conhecer mais do projeto visite o site Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani