Blog

05/04/2011

IECAM é selecionado no Programa Petrobras Ambiental

O IECAM e as aldeias Guarani do RS foram selecionados no Programa Petrobras Ambiental (2010) e iniciaram em 2011 o projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani. O projeto está sendo desenvolvido em oito aldeias indígenas guarani, localizadas nas regiões sul, centro e norte do estado do Rio Grande do Sul, abrangendo uma área de 3.138 hectares nos biomas Mata Atlântica e Pampas (Campos) Sulinos.

As aldeias guarani participantes são: Teko’a ANHETENGUA (Aldeia Verdadeira), Lomba do Pinheiro, Porto Alegre; Teko’a YRIAPU (Aldeia Som do Mar), Palmares do Sul; Teko’a NHUNDY (Aldeia Capinzal), Viamão; Teko’a PINDO MIRÏ (Aldeia Coqueirinho), Itapuã, Viamão; Teko’a Nhuu Porã (Aldeia Campo Molhado), Barra do Ouro, Maquiné, Riozinho e Caraã; Teko’a ITAPOTY  (Flor de Pedra) e Teko’a PINDOTY (Coqueiro), Riozinho.

Através do intercâmbio de sementes e mudas entre as aldeias e o plantio nas áreas indígenas; da reintrodução de espécies vegetais nativas utilizadas na alimentação, na saúde e na confecção do artesanato; de atividades de “educação ambiental” e da construção de atividades como o etnoturismo nas aldeias, o projeto visa a recuperação e a conservação da biodiversidade nas áreas indígenas e o etnodesenvolvimento.

Os indígenas são os “atores” (protagonistas) e co-executores do projeto, eles intervém quando as dificuldades surgem e a busca de soluções é conjunta, a partir das duas lógicas: índios e não-índios (juruá).

Será também realizado o mapeamento das aldeias e o geoprocessamento dos dados relacionados ao uso da terra nas áreas guarani e o inventário de emissões e reduções das emissões de gases do efeito estufa do projeto, aplicando metodologias internacionalmente reconhecidas, visando atingir a meta Carbono Zero.