Blog

14/04/2019

Encontro na Aldeia Teko’a Anhetenguá recebe lideranças indígenas e parceiros

Hoje, durante o Encontro de Lideranças Indígenas, foi realizada uma ampla reunião com entidades e parceiros do Projeto Ar, Água e Terra e lideranças guarani das sete aldeias participantes da atual fase de trabalho. 

O cacique Cirilo, que recebeu com muita alegria a todos na Teko'a Anhetenguá, em Porto Alegre, agradeceu a nossa equipe e aos parceiros pelo trabalho. Estiveram presentes representantes da FUNAI, do Conselho Estadual dos Povos Indígenas (CEPI), das Secretarias Estaduais de Governo, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre EMATER

Todos os cacqiues e lideranças ressaltaram o quanto as aldeias tiveram ganhos de sustentabilidade e manejo do uso do solo para recuperação e reconversão para plantação de alimentos nas suas áreas. Muitas das espécies arbóreas que são plantadas por meio das técnicas de "viveirismo", introduzida pouco a pouco pelo Projeto aos indígenas, são espécies nativas e que servem tanto para alimentação quanto para a produção de artesanatos, além da preservação ambiental pela reintrodução das mesmas nas áreas das aldeias.

Os parceiros puderam falar sobre planos de atividades, políticas indígenas e a busca pela ampliação do número de guaranis no CEPI.