Blog

24/07/2008

Petrobras patrocina projetos

O Instituto de Estudos Culturais e Ambientais está desenvolvendo em 2008/2009 dois projetos com o patrocínio da Petrobras. Ambos incentivarão a produção e comercialização de artesanato, promovendo a geração de trabalho e renda em comunidades tradicionais.

O projeto “Artesanato Mbyá-Guarani: um programa de índio” foi renovado com o núcleo gaúcho do IECAM. Por mais um ano ele estará apoiando os índios Mbyá-Guarani do Rio Grande do Sul na melhoria da qualidade do artesanato, garantia de matéria prima nas aldeias e comercialização das peças. A ação, realizada em parceria com os artesãos Mbyá-Guarani do RS, faz parte do programa Desenvolvimento e Cidadania Petrobras.

Já o projeto “Na Linha do Tucum: artesanato amazônico” foi recentemente assinado com o núcleo carioca do Instituto. O projeto visa a sustentabilidade sócio-econômica e cultural da prática do artesanato caboclo, reduzindo a exclusão e marginalidade social das populações ribeirinhas da Floresta Amazônica. Ele está sendo realizado em parceria com artesãos da Associação de Moradores e Produtores Céu do Juruá (seringal Adélia – Ipixuna/AM), conforme trabalho conjunto que vem sendo desenvolvido desde 2004. Esta ação é patrocinada pelo programa Petrobras Cultural.