Blog

01/04/2008

Instituto promove mostra de cultura indígena

Índios Mbyá-Guarani de diversas aldeias do Rio Grande do Sul realizam a II Mostra Cultura, Arte e Vida Guarani: Conhecendo um Povo, Valorizando uma Cultura. O evento, que acontecerá de 15 a 27 de abril no Memorial do Rio Grande do Sul, é uma das ações do projeto Artesanato Mbyá-Guarani: Um Programa de Índio, uma realização conjunta dos indígenas e do IECAM – Instituto de Estudos Culturais e Ambientais – com o patrocínio da Petrobrás.

A exposição tem entrada franca e será composta por peças artesanais (esculturas em madeira, instrumentos musicais, cestaria e ornamentos) e mostra fotográfica do cotidiano nas aldeias gaúchas. No dia 19 de abril (Dia do Índio) haverá apresentação de canto e dança de corais Mbyá-Guarani, o lançamento do site e do DVD Um Programa de Índio (10 min) e um seminário com a presença de lideranças indígenas e diversas instituições para dialogar sobre práticas em busca da sustentabilidade sócio-ambiental nas aldeias.

Programa Dia do Índio (sábado - 19/04):

9h: recepção aos(às) convidados(as); 9h30: apresentação de canto e dança dos corais Mbyá-Guarani das Aldeias da Estiva e da Lomba do Pinheiro; 10h30: abertura e depoimentos do cacique Mbyá-Guarani José Cirilo, do IECAM e do Memorial do RS; 11h às 12h: lançamento do site e apresentação do DVD Artesanato Mbyá-Guarani: Um Programa de Índio (10 min); 13h30 às 16h30: seminário - depoimentos e relatos dos convidados; 16h30 às 17h30: diálogo, encaminhamentos; 17h30 às 18h: encerramento.

O projeto Artesanato Mbyá-Guarani: Um Programa de Índio foi aprovado em seleção pública pela Petrobrás em 2007. Diversas ações são desenvolvidas visando a garantia de matéria prima para os artesãos, através do intercâmbio de sementes e mudas e o plantio nas aldeias; a melhoria da qualidade dos produtos artesanais, com a revitalização e o resgate de técnicas e saberes tradicionais na confecção do artesanato e a geração de trabalho e renda nas aldeias, através de uma das únicas alternativas econômicas tradicionais, o seu artesanato... Também busca difundir e valorizar essa cultura e esse povo que influenciou nossos costumes e construiu a nossa história e muito pode ensinar à sociedade não-indígena. Todo trabalho é feito de forma participativa e com uma perspectiva de intervenção mínima dos juruá (brancos), para que sejam criados mecanismos de sustentabilidade sócio-econômica e cultural na prática do artesanato Mbyá-Guarani.

O que? II Mostra Cultura e Arte Indígena Mbyá-Guarani – Conhecendo um Povo, Valorizando Uma Cultura – Quando? 15 a 27 de abril de 2008 O que? Coral Mbyá-Guarani e lançamento do Site e DVD Um Programa de Índio Seminário Cultura e Vida Mbyá-Guarani Quando? Sábado: 19 de abril de 2008 - 09:30h Onde? Memorial do Rio Grande do Sul (Rua 7 de Setembro, 1020 – Pça. da Alfândega – Porto Alegre/RS) Informações: iecam@terra.com.br