Blog

01/02/2018

Conheça as aldeias participantes da nova fase do Projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani

As aldeias participantes do projeto estão localizadas em oito municípios do Rio Grande do Sul: Caraá, Maquiné, Osório, Palmares do Sul, Porto Alegre, Riozinho, Torres e Viamão, abrangendo as regiões centro-leste, metropolitana e litoral médio e norte do estado, nas regiões fisiográficas de depressão central, encostas da serra e litoral do estado, nos Biomas Mata Atlântica e Pampa (Campos Sulinos).

Cada aldeia participante apresenta características próprias, dependendo do histórico da Terra Indígena e das características ambientais da região, presentes em áreas urbanas mais acessíveis e áreas rurais isoladas e de difícil acesso, com graus variados de degradação causados por processos anteriores ao aldeamento.

Na Teko’a Anhetengua (Aldeia da Verdade), em Porto Alegre, cerca de 80 indígenas vivem em  uma área de 23,8 hectares (ha), localizada no bairro Lomba do Pinheiro, uma área rural cercada por sítios que produzem hortigranjeiros, chácaras de lazer e loteamentos, contígua ao Refúgio da Vida Silvestre do Morro São Pedro, Unidade de Conservação (UC) em processo de implantação pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre. A aldeia se localiza em um grande fragmento de Mata Atlântica da capital, constituído de remanescentes de Floresta Estacional Semidecidual, campos, cursos d’água e nascentes dos arroios do Salso e Lami, da Bacia Hidrográfica do Lago Guaíba. A Aldeia possui uma Escola Estadual Indígena (EEI) de Ensino Fundamental e Médio e uma Unidade Básica de Saúde da FUNASA (UBS).

A Teko’a Nhuundy (Aldeia Campo Aberto, Capinzal) se situa no município de Viamão, possui em torno de 94 habitantes e uma área de 5,5 ha. A aldeia é circundada por lavouras mecanizadas de arroz irrigado. Ao norte situa-se a última área de Floresta Estacional Semidecidual de terras baixas da Coxilha das Lombas, em meio a campos de pecuária. A aldeia é objeto de estudo de delimitação da FUNAI, visando a ampliação da área atual. Conta com uma EEI de Ensino Fundamental e Médio e uma UBS.

Na isolada Teko’a Yriapu (Aldeia Som do Mar), localizada no município de Palmares do Sul, vive uma família de aproximadamente 20 pessoas, em uma área de 43,4 ha, constituída de campos secos e úmidos, banhados e Matas de Restinga, limitada pelas Lagoas da Lavagem e da Porteira, que concentram grandes agregações de marrecas, garças e biguás, e animais como o jacaré-do-papo-amarelo. No entorno encontram-se extensas lavouras de arroz e plantações de eucalipto. A aldeia não possui escola própria e possui uma UBS.