Blog

22/05/2014

Dia Internacional da Biodiversidade

Dia 22 de Maio foi a data escolhida pela ONU para comemorar o Dia Internacional da Biodiversidade. O objetivo dessa comemoração é aumentar a conscientização da população mundial para a importância e necessidade da proteção da biodiversidade. Criada no ano de 1992 a partir da aprovação do texto final da Convenção da Diversidade Biológica (Convention on Biological Diversity), ela vem se concretizando cada vez mais.

A biodiversidade refere-se tanto ao número (riqueza) de diferentes categorias biológicas quanto à abundância relativa (equitatividade) dessas categorias.É definida como a variedade existente entre os organismos vivos e as complexidades ecológicas nas quais elas ocorrem, variando conforme as diferentes regiões. Segundo Edward Osborne Wilson (1992), a biodiversidade é uma das maiores riquezas do planeta, porém é a menos reconhecida como tal. Além disso, durante as últimas décadas, uma grande erosão da biodiversidade vem sendo observada, fazendo com que biólogos acreditem que uma extinção em massa está a caminho.

Dando importância cada ano para um tema diferente, em 2014 a biodiversidade Insular foi escolhida, pois coincide com a designação atribuída a 2014 pela Assembleia Geral das Nações Unidas como o Ano Internacional dos Países em Desenvolvimento em Ilhas Pequenas.

É com base nesses acontecimentos que entende-se a importância de termos institutos especializados em estudos e desenvolvimento de ações socioambientais sustentáveis como o Instituto de Estudos Culturais e Ambientais – IECAM, que luta pela revitalização dos saberes tradicionais e da biodiversidade através de inúmeras atuações em eventos, projetos e importantes atividades com diferentes órgãos e comunidades.

Então, nesse dia 22 de Maio vamos juntos refletir sobre a importância fundamental do nosso ecossistema e da diversidade das espécies para que todas as formas de vida sejam protegidas.