Blog

17/04/2014

Índios Guarani receberão visitantes em comemoração ao Dia do Índio

No dia 19 de Abril é comemorado o dia do Índio! E nesta terça-feira, 22 de Abril, aldeias guarani irão receber visitantes.

Este evento tem por finalidade mostrar à sociedade a sabedoria e o modo de viver das comunidades indígenas Annhetenguá, de Porto Alegre, e Itapoty, em Riozinho. A iniciativa, que marca a passagem do dia do Índio, faz parte das ações do projeto desenvolvido pelo IECAM – Instituto de Estudos Culturais e Ambientais, com patrocínio da Petrobras, por meio do programa Petrobras Ambiental. O evento consiste em atividades como: conviver com os índios, conhecendo suas crenças, cultura e culinária. As aldeias participantes são integrantes do projeto Ar, Água e Terra – vida e cultura Guarani. Essas estarão preparando atividades especiais que marcarão as comemorações do Dia do Índio, e também a chegada dos europeus às terras brasileiras em 1500.

A programação prevê ainda apresentação do coral da comunidade e uma caminhada na trilha ecológica. No local, residem 20 famílias e está localizado o primeiro viveiro de mudas de aldeia Guarani no Brasil. Já na Tekoá (Aldeia)Itapoty (Flor da Pedra), em Riozinho, no Vale do Paranhana, está previsto um dia inteiro de atividades. Entendendo a importância dessa data, visto que no Rio Grande do Sul vivem 32,8 mil índios – conforme o censo do IBGE (2010), as datas alusivas contribuem para atrair a atenção da sociedade sobre as nações indígenas, além de mostrar, segundo Denise Wolf (bióloga e presidente do IECAM), que os índios seguem seus rituais religiosos e, mesmo com todas as dificuldades, mantêm, ainda hoje, suas tradições.

O número de participantes é limitado. As inscrições podem ser feitas pelo fone 51 9919 5010 ou pelo email denisewolf@iecam.org.br.