Blog

22/03/2014

Índios Guarani comemoram o Dia Mundial da Água

Neste sábado, 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água!

Celebrado mundialmente desde 1993, a data foi recomendada pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a conhecida Eco-92. Desde então, as celebrações acontecem em todo o mundo.

A água é vital para a manutenção da vida, do bem-estar e para o desenvolvimento social e econômico, mas as fontes do planeta são limitadas. Em todos os cenários, lidar com água demanda colaboração: é apenas por meio da cooperação que poderemos no futuro obter sucesso ao gerenciar nossas fontes finitas e frágeis de água, que estão sob crescente pressão exercida pelas atividades de uma população mundial de mais de sete bilhões de pessoas (Fonte: UNESCO Brasil, emhttp://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/esplanada_dos_ministerios_turns_blue_in_celebration_of_world_water).

Nesse mesmo dia, índios guarani de dez aldeias do RS estarão reunidos na Aldeia Tekoá Anhetenguá (Porto Alegre-RS) para um encontro e uma troca de saberes tradicionais e técnicas não indígenas com a equipe do IECAM - Instituto de Estudos Culturais e Ambientais (www.iecam.org.br).

Entre os temas abordados está a proteção dos corpos d’água existentes nas aldeias, o intercâmbio e o plantio de mudas e sementes entre as áreas indígenas e as ações que serão realizadas na segunda fase do Projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani, desenvolvido com o IECAM e patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental (www.iecam.org.br/projeto).

Na aldeia do Campo Molhado, Tekoá Nhú Porã, no norte do Estado, a família do karaí (pajé) guarani José Verá tem uma caixa d'água ao lado de sua casa, no entanto, eles caminham um quilômetro para “apanhar ÁGUA VIVA” para beber.  “Não apenas a água corrente é mais saudável como a caminhada também é importante para a saúde, explica okaraí.”  Esta nascente, situada no interior da aldeia, entre muitas outras, dão origem ao Rio dos Sinos. 

No Dia Mundial da Água o IECAM homenageia a nação Guarani: índios guardiões e protetores da Natureza, através do VT – Dia Mundial da Água, em

 https://vimeo.com/89741898