Blog

10/10/2012

“A safra das pessoas da cidade é o dinheiro, a minha é alimento”

O aumento dos roçados nas oito aldeias que fazem parte do projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani tem sido motivo de alegria para os indígenas. Para o karaí (sábio, homem mais velho) Adolfo o cultivo da própria comida é motivo de grande prazer. “A safra das pessoas da cidade é o dinheiro, a minha é alimento”, diz ele, com seus 96 anos.

Mesmo com a idade avançada ele plantou 2,5 hectares na técnica tradicional guarani, usando como ferramentas um bastão de pau, facão e a colvara. Tudo com o maior respeito à natureza e profundo conhecimento dos seus ciclos e períodos lunares mais adequados. Sua roça conta com uma grande variedade de espécies, como milho, feijão, arroz, aipim, batata, abóbora e moranga.

Desde o início deste mês as oito aldeias vem tendo intensificado o processo de plantio dos roçados, através de conversas nas comunidades e distribuição de sementes e apoio técnico dado pelo IECAM. Neste contexto a lavoura de seu Adolfo vem sendo considerada como uma ”escola da agricultura guarani”.

O projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani é patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental.