Blog

05/09/2012

Etnoturismo em aldeias Guarani

O desenvolvimento de etnoturismo em aldeias Guarani vem sendo apontado como uma vontade dos indígenas de algumas áreas que fazem parte do projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani. O intuito normalmente está voltado à difusão da sua cultura e à geração de trabalho e renda.

A ideia inicial é levar para as aldeias grupos em horários agendados para caminharem pelos diferentes espaços (casas tradicionais, roçados, áreas de preservação, entre outros), ouvirem histórias dos Guarani para aprender um pouco mais sobre a forma deles verem e conviverem com o mundo, assistirem apresentações dos corais com cantos tradicionais e fazerem a compra do artesanato. Para tanto a equipe do IECAM vem realizando conversas com os indígenas para a delimitação das trilhas e formatação do projeto.

Esta ação poderá estar vinculada também às escolas da região das aldeias, propiciando aos alunos um conhecimento mais aprofundado do ñhanderekó (modo de viver) Guarani. O trabalho, realizado em conjunto entre os indígenas e o IECAM, faz parte do projeto patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental.