Blog

03/09/2012

Corais Guarani se apresentam na Expointer

Os corais Guarani das aldeias da Estiva (Viamão/RS) e Lomba do Pinheiro (Porto Alegre/RS) foram convidados pelo Governo do Estado a se apresentarem na Expointer 2012. Foram duas oportunidades: No Jantar dos Prefeitos, dia 29/08, e no Almoço do Corpo Consular, dia 30/08.

Ambos eventos, promovidos pelo governo do RS para autoridades dentro da maior feira do agronegócio da América Latina, tiveram apresentações  culturais. Neste ano o tema foi “Terra fértil: água unificando culturas”, com um enfoque evocando para a sustentabilidade no campo. No jantar para os prefeitos, que reuniu cerca de 300 gestores públicos e secretários municipais do RS, a apresentação foi do coral da Estiva logo após a apresentação de um grupo de dança Flamenco. No almoço para embaixadores, que contou com a presença de representantes do Canadá, Argentina, Chile, Equador, Finlândia, Países Baixos e Paraguai, a apresentação ficou ao cargo da aldeia da Lomba do Pinheiro, que abriu o show de Renato Borghetti.

Ambos eventos tiveram a importância de divulgar a cultura Guarani, para que ela seja melhor conhecida e respeitada. Eles foram frutos de uma parceria entre o IECAM e os indígenas, que vem trabalhando em conjunto dentro do projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani (com o patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental), e o apoio do Governo do Estado do RS.