Blog

21/08/2012

Aldeias discutem importância da agricultura Guarani

A aldeia Ka’aguy Pau (Varzinha), em Caraá/RS, sediou no dia 16/08 um encontro que reuniu caciques, monitores e indígenas de quatro áreas que fazem parte do projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani. Reunidos no entorno da Opy (casa de reza) os Guarani discutiram a importância da agricultura tradicional para as aldeias, com especial atenção à sabedoria dos mais velhos, como seu Adolfo (morador da Varzinha) e Alberto (Pindoty).

No encontro os indígenas deram seus depoimentos falando sobre o valor das famílias fazerem seus roçados, incentivando também os jovens e as crianças. Neste dia as aldeias receberam sementes de feijão, milho, amendoim, pipoca, melancia, melão, moranga e abóbora. Adolfo, ancião da aldeia Ka’aguy, fez questão de mostrar seu roçado para o Alberto (Pindoty) e o presenteou com sementes de feijão e milho guarani (avaxi).

O encontro foi muito especial no sentido de valorizar a sabedoria indígena e em especial dos mais velhos (jeramoy), entusiasmar os jovens e ensinar as crianças. Houve grande participação também das mulheres.

Propiciar estes encontros é de grande importância pela integração entre as aldeias e pelo incentivo das práticas agrícolas, aumentando a produção de alimento e da dignidade das famílias. A ação fez parte do projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental.

Aldeias participantes:

Teko’a Nhuu Porã (Aldeia Campo Molhado) - Barra do Ouro, Maquiné, Riozinho e Caraá/RS Teko’a Kaaguy Pau, (Aldeia Varzinha) - Maquiné e Caraá/RS Teko'a Itapoty  (Aldeia Flor de Pedra) – Riozinho/RS Teko'a Pindoty (Aldeia Coqueiro) - Riozinho/RS
 

Veja fotos do encontro no www.iecam.org.br/facebook