Blog

10/08/2012

Governador do RS prestigia evento do IECAM

O Dia Internacional dos Povos Indígenas (09/08) foi histórico para os indígenas Guarani do Rio Grande do Sul. Pela primeira vez a etnia teve a oportunidade de mostrar sua cultura na sede do governo gaúcho e expor suas demandas ao governador, em ação promovida em conjunto com o IECAM.

A atividade iniciou com uma exposição de arte Guarani e fotos que retratam do dia a dia nas aldeias, que aconteceu entre 06 e 10 de agosto nos dois andares do Palácio Piratini. No dia 09, data estipulada pela ONU para debater a questão indígena em todo o mundo, houve uma palestra com a primeira dama do RS, Sandra Genro, o cacique geral dos Guarani no RS, José Cirilo Morinico, e com o fotógrafo e líder indígena Verá Poty. Ao final do evento o governador Tarso Genro recebeu as lideranças indígenas e equipe do IECAM, ouviu as demandas e sugestões do grupo, assistiu uma apresentação de coral Guarani e visitou a exposição.

Entre as demandas ouvidas pelo governador estava um pedido pela demarcação de terras para o estabelecimento e ampliação de aldeias no estado. Por outro lado Tarso Genro ressaltou a importância de apoiar a comercialização do artesanato Guarani, tradicional fonte de renda para os indígenas.

A ação fez parte do projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani que é patrocinada pela Petrobras dentro do Programa Petrobras Ambiental.