Blog

19/07/2012

13.487 mudas nativas plantadas já foram plantadas

Entre abril de 2011 e junho de 2012 foram plantadas 13.487 mudas nas oito aldeias participantes do projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani, realizado em parceria do IECAM- Instituto de Estudos Culturais e Ambientais - com os indígenas das áreas. Outras 8.066 mudas estarão sendo cultivadas nas próximas semanas. Todas as mudas são nativas do Rio Grande do Sul, sendo de 81 espécies diferentes, muitas delas usadas também na alimentação, fabricação do artesanato tradicional e rituais da etnia.

Esta ação faz parte de um projeto de revitalização socioambiental que promove ações de recuperação e conservação ambiental e etnodesenvolvimento em mais de 3 mil hectares de aldeias Guarani localizadas nos municípios de Porto Alegre, Viamão, Palmares do Sul, Barra do Ouro, Riozinho, Maquiné e Caraá. O objetivo é proporcionar a reconversão produtiva, recuperação de áreas degradadas e conservação de florestas e matas nos biomas Mata Atlântica e Pampas (Campos) Sulinos.

O trabalho promove o intercâmbio de sementes e mudas entre as aldeias; reprodução e desenvolvimento em Poarendás (viveiros); plantio nas áreas indígenas; reintrodução de espécies vegetais nativas utilizadas na alimentação, na saúde e na confecção do artesanato; atividades de educação ambiental (reciclagem, compostagem e agrofloresta) e do desenvolvimento do eco e etnoturismo nas áreas Guarani. Também busca a preservação de mais de 70 nascentes que fazem parte das bacias hidrográficas do Gravataí, Litoral Leste (Lagoa dos Patos), Sinos e Tramandaí.

O projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani é patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, tendo sido aprovado no edital de 2010. Ele é desenvolvido de forma conjunta com os indígenas das seguintes aldeias:

Teko’a ANHETENGUA (Aldeia Verdadeira) - Lomba do Pinheiro, Porto Alegre/RS. Teko’a YRIAPU (Aldeia Som das Águas) - Granja Vargas, Palmares do Sul/RS. Teko’a NHUNDY (Aldeia Capinzal) - Estiva, Viamão/RS. Teko’a PINDO MIRÏ (Aldeia Coqueirinho) - Itapuã, Viamão/RS. Teko’a NHUU PORÃ (Aldeia Campo Molhado) - Barra do Ouro, Maquiné, Riozinho e Caraá/RS. Teko’a KA’AGUY PAÚ (Aldeia da Varzinha) - Maquiné, Riozinho e Caraá/RS. Teko’a ITAPOTY (Flor de Pedra) - Riozinho/RS. Teko’a PINDOTY (Coqueiro) – Riozinho/RS.