Blog

12/07/2012

Aldeia de Itapuã recebe sementes e mudas

Nesta terça-feira, 10 de agosto, a equipe do IECAM promoveu um trabalho conjunto na aldeia de Itapuã (Pidó Miri – Viamão/RS). Com o apoio do cacique Turíbio foram cultivadas algumas dezenas de mudas nativas no meio de uma grande área de roçado, para servir de quebra-vento. Também foram entregues 150 mudas do Pinheiro Brasileiro (Araucária), que produzirá pinhão daqui a alguns anos, e sementes de seis espécies diferentes de amendoim.

Tanto o pinhão como o amendoim são alimentos provenientes de espécies vegetais tipicamente da região sul do Brasil, como também do Paraguai, Argentina e Uruguai. Por serem esses locais milenarmente ocupados pelos Guarani, são alimentos tradicionalmente utilizados pelos indígenas desta etnia.

As sementes de amendoim foram produzidas por famílias de agricultores ecologistas do norte do RS (municípios de Erechim, Aratiba e Três Arroios) que há mais de 10 anos fazem o resgate de sementes nativas e crioulas. As famílias fazem parte do projeto "Guardiões das Sementes". Já as sementes que deram origem às mudas de Araucária foram colhidas na aldeia guarani do Campo Molhado (Nhuu Porã - Barra do Ouro, Maquiné, Riozinho e Caraá/RS) e reproduzidas em um dos viveiros construídos dentro do projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani, patrocinado pela Petrobras dentro do Programa Petrobras Ambiental.