Blog

09/07/2012

Horto Florestal de Tramandaí doa mais mudas ao projeto

O Horto Florestal de Tramandaí doou mais 100 mudas para duas aldeias beneficiadas pelo projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani, desenvolvido em parceria entre o IECAM e os guarani. As mudas doadas foram entregues às aldeias Pindoty e Itapoty (ambas em Riozinho/RS), e os moradores as receberam com entusiasmo principalmente porque algumas espécies são de grande importância na cultura da etinia.

Para a Pindoty foram encaminhadas 55 mudas. Entre elas o angico vermelho que, além de ser de grande importância ambiental, também é um conhecido remédio entre os guarani para combater a tosse. A aldeia também receberá em breve mais duas mil mudas de pinheiro feitas no viveiro da área através de sementes do local. Com isso, em alguns anos, a Pindoty terá um incremento na quantidade de pinhão, alimento tradicional importante para os indígenas.

A aldeia Itapoty, por sua vez, recebeu 45 mudas do Horto de Tramandaí. Entre as espécies doadas o catiguá tem uma importância especial para os guarani, pois de sua casca pode ser produzido um corante utilizado para colorir os cestos trançados pelas mulheres indígenas. O pau leiteiro também é uma espécie importante para a vida nas aldeias, uma vez que com a sua madeira são confeccionadas as obras de artesanato em forma de animais que são comercializados nas cidades. Assim a aldeia terá em breve mais matéria prima para a geração de trabalho e renda. Este projeto é patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental.